Assim como no blog Fortaleza Nobre, vou focar no resgate do passado do nosso Ceará.
Agora, não será só Fortaleza, mas todas as cidades do nosso estado serão visitadas! Embarque você também, vamos viajar rumo ao passado!

O nome Ceará significa, literalmente, canto da Jandaia. Segundo o escritor José de Alencar, Ceará é nome composto de cemo - cantar forte, clamar, e ara - pequena arara ou periquito (em língua indígena). Há também teorias de que o nome do estado derivaria de Siriará, referência aos caranguejos do litoral.

.

quarta-feira, 28 de março de 2012

Leprosário Antônio Diogo



Álbum Fortaleza 1931 - Arquivo do Blog Fortaleza Nobre

Em 09 de agosto de 1928 Inaugura-se a Colônia Leprosário de Canafístula - hoje Antônio Diogo, com verba doada pelo industrial Antônio Diogo Vital de Siqueira - sendo seu primeiro diretor o médico Antônio Alfredo da Justa (Antônio Justa).
O primeiro vigário foi monsenhor Antônio Tabosa Braga (Monsenhor Tabosa).
A primeira Superiora da instituição só chegou no dia 1º de setembro.
Canafístula, pertencente à Redenção, hoje se chama Antônio Diogo e a Colônia hoje se chama Leprosário Antônio Diogo.



Álbum Fortaleza 1931 - Arquivo do Blog Fortaleza Nobre

Alguns fatos históricos:


  • No dia 24 de agosto de 1939 - Realiza-se, às 20h30min, no Teatro José de Alencar, sob o patrocínio da Sociedade de Cultura Artística, o concerto do pianista Ernani Braga em benefício do Leprosário Antônio Diogo.

Dr. Antônio Justa - Diretor Clínico - Álbum Fortaleza 1931/Arquivo do Blog Fortaleza Nobre


  • 13 de fevereiro de 1940 - Morre, no Leprosário Antônio Diogo, do qual era capelão, aos 67 anos de idade, o padre Joaquim Severiano de Vasconcelos, cearense de Santana do Acaraú.


  • 29 de fevereiro de 1940 - O Pe. Henrique Vilibrordo Luiten substitui o Pe. Joaquim Severiano de Vasconcelos, falecido no Leprosário Antônio Diogo.


Álbum Fortaleza 1931 - Arquivo do Blog Fortaleza Nobre

  • 28 de junho de 1940 - Os aviadores Francisco Távora e Carlos Kayatt sobrevoam o Leprosário Antônio Diogo, ali despejando revistas e jornais para os lázaros.


  • 26 de julho de 1942 - Bênção e inauguração da nova capela do Leprosário Antonio Diogo, e assentamento da pedra fundamental de um Pavilhão de Meninos. Nesta última cerimônia falaram o Dr. Híder Correia Lima e o Sr. José Cabral de Araújo.

Álbum Fortaleza 1931 - Arquivo do Blog Fortaleza Nobre


  • 26 de janeiro de 1951 - Dezoito hansenianos do Leprosário Antônio Diogo tiveram alta hospitalar, por terem sido considerados curados. Este fato foi assinalado com uma sessão solene, realizada naquele leprosário, a que compareceram autoridades sanitárias do Estado e da União.

Conheça mais sobre o distrito de Antônio Diogo - Redenção/Ce


Vídeo de HJMTV1




Fonte: Cronologia Ilustrada de Fortaleza - Nirez

Nenhum comentário:

Postar um comentário