Monumento Iracema - Acervo Prof. Francisco Mello
A Praça de Iracema foi inauguração no dia 07 de setembro de 1927, pelo primeiro Prefeito eleito de Ipu, Cel. Felix Martins de Sousa, que na época a chamou de "Jardim de Iracema", localizado entre o Banco do Brasil e o prédio da antiga Telemar.
Praça de Iracema - Ipu/Ce - Acervo Prof. Francisco Mello
"Jardim de Iracema" - Acervo Prof. Francisco Mello
Já a da 2ª geração tenho lembranças muito tristes. Foi na época da administração de Toinha Carlos (2000-2004).
Monumento Iracema - Acervo Prof. Francisco Mello
Na década de 80 (86-87), a praça da 1ª geração foi destruída pelo prefeito a época, o sr. Flávio Mororó, e no local fora construída outra cheia de labirintos. Uma verdadeira aberração! Em 84 fui morar no RJ e ao retornar em 88, tomei um grande susto ao avistar a Praça de Iracema de cara nova, pois as minhas lembranças da 1ª geração haviam sido destruídas.
Acervo das fotos: http://www.netcina.com.br
Cruzar a Praça de Iracema durante a noite era perigoso, por causa da escuridão, cheia de labirintos e esconderijos. Os galhos das árvores não eram poupados, existiam grandes arbustos que servia de esconderijo de marginais. Havia um ponto de venda de drogas e usuários fumavam ali mesmo, por isso, surgiu o nome de "Praça da Maconha". A "Maria Homi", que praticamente morava na praça, mantinha ali mesmo os seus encontros amorosos com o "Scania" e outros parceiros que não recordo o nome. A praça virou um ponto de prostituição. Foi da janela de casa que presenciei tudo o que estou relatando e ficava recordando da 1ª geração: - Tão bela e maravilhosa que era a nossa praça!
Acervo da foto: http://www.netcina.com.br
Hoje, são com essas tristes lembranças da Praça de Iracema, que uma dia recebeu o nome de "Praça da Maconha", das ruas cheias de lixo e esburacadas e dos prédios públicos abandonados, que sinto repudio só em pensar que aqueles que participaram daquela triste e vergonhosa administração querem retornar ao comando de nossa cidade. Quem ama o Ipu não esquece!
Luiz Fernando Lopes
Estátuas do Guerreiro Branco e da Índia Iracema
(Personagens do Romace de José de Alencar)
Praça de Iracema - Centro da Cidade de Ipu
Reformada no ano de 2006. Acervo: Ipunoticias.net
Acervo: Viviane da Silva Nobre
Prof. Francisco Mello
Créditos: Professor Francisco Melo, http://www.semaiipu.blogspot.com/ Luiz Fernando Lopes e www.netcina.com.br
Leila Nobre, gostaria e possivel for, que vc me enviasse uma foto do Ipu, aquela do Jardim de Iracema (Coloria) a segunda na sequencia de fotos.
ResponderExcluirFrancisco Mello (Prof.)
Mando pra qual e-mail, professor?
ExcluirQue linda essas fotos antigas, que saudade da minha infância, correr naquela praça e tirar fotos com a primeira índia Iracema, acho que nunca deveriam ter mudado.
ResponderExcluirRealmente a Primeira Índia era muito mais bonita, nossa cidade era referência por conta da estatua e hoje como as coisas mudaram.
ResponderExcluirSaudades do minha infância, como adorava correr naquela praça e tirar fotos.